A importância do design gráfico no dia a dia da sua empresa.
- José Antonio Gonzalez
- 3 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

O design gráfico é uma área de atuação que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho nos últimos anos, graças à necessidade que as empresas têm sentido de ampliar a sua presença nos diversos canais de comunicação. Além disso, o constante surgimento de novas mídias representa novos universos a serem explorados com o objetivo de potencializar o resultado das empresas.
Mas qual a responsabilidade de um designer gráfico? Por que a contratação de bons profissionais é importante e como o trabalho de no design gráfico pode influenciar os resultados de uma empresa? Confira.
A função do designer gráfico nas empresas
Embora alguns designers gráficos trabalhem nas empresas como desenhistas industriais, a área mais comum de atuação é a comunicação.
A principal função de um designer gráfico é interpretar e representar graficamente um conjunto de ideias. Mais do que um desenhista, neste sentido, o profissional de design gráfico analisa o projeto e identifica qual o conjunto de cores, formato e fonte que resulta em um projeto mais harmonioso e atrativo.
Tendo isso em mente, sua função é desenvolver logomarcas, peças publicitárias, a diagramação de revistas, jornais, livros, outdoors, etc., que consigam transmitir uma mensagem, de maneira adequada à visão da empresa.
O perfil do profissional do design gráfico
Os profissionais que atuam nesta área, geralmente, são criativos, observadores, ousados, detalhistas e possuem uma sensibilidade artística. A habilidade de desenhar, embora possa ser aprimorada, também é um aspecto importante.
O design gráfico e a identidade visual das empresas
Para conseguir se sobressair frente à concorrência e consolidar o seu posicionamento no mercado, as empresas, em algum momento, precisam investir em estratégias de comunicação visual.
Os materiais criados pelos designers gráficos desenvolvem a identidade visual das empresas, ou seja, são eles que tornam a marca conhecida e facilmente identificada pelas pessoas. Desde o formato do logo, as cores escolhidas, os catálogos e dos anúncios produzidos, a função de um designer é fazer com que as pessoas reconheçam que aquele material pertence à empresa.
Pense na marca Coca-Cola, por exemplo. Grande parte da população mundial pode identificar a bebida facilmente, independentemente da língua em que o nome esteja escrito. Uma logomarca impactante, um conjunto de cores e um conceito muito claro por trás da bebida - associá-la sempre à momentos de felicidade - são os pontos fortes da identidade visual da marca, que possui um dos produtos mais consumidos do mundo.
A importância de contratar bons profissionais
Quem nunca se deparou com um site mal feito, um folheto de divulgação de mau gosto e se sentiu desmotivado a estabelecer um relacionamento com a empresa?
Uma arte que desagrada aos olhos pode ser desastrosa para o sucesso de um projeto ou de uma empresa. Por essa razão, é importante investir em profissionais que tenham boa formação, referências pessoais e culturais e que consigam dialogar com o público de maneira eficiente.
O mercado de trabalho
Embora existam muitas oportunidades de trabalho, o mercado costuma ser bastante competitivo e o profissional precisa se destacar pela sua ousadia, criatividade e a habilidade de traduzir conceitos graficamente.
É importante ressaltar que as melhores oportunidades para um designer, de um modo geral, se encontram nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
É claro, nem todas as empresas, principalmente, àquelas que estão em início de operação, podem arcar com os custos de profissionais freelancers e/ou agências profissionais.
Pensando nisso, criamos a Lojinha de Artez, uma loja online com diversos materiais gráficos para a sua empresa. Tudo isso com baixo investimento e agilidade de entrega. Confira!
Comments